CIRURGIA DO QUADRIL Artrose

Artrose de Quadril A artrose é uma doença em que ocorre desgaste da cartilagem articular e, quando ocorre no quadril, pode levar à sintomas como dor e limitação de suas atividades. Também chamada de coxartrose, é uma doença mais comum em pacientes idosos e que pode demandar, em casos com sintomas mais importantes, indicação de tratamento cirúrgico.

Origens da Doença

A doença pode ter sua origem (ou etiologia) sem uma causa específica ou determinada, chamada de coxartrose primária. Em alguns casos, há alguma situação prévia conhecida, como algumas doenças da infância (como displasia do quadril por exemplo), Impacto Femuro-Acetabular ou histórico de traumatismo prévio na região, onde são chamadas de coxartrose secundária. Alguns hábitos de vida como sedentarismo ou excesso de atividades de impacto também podem ser fatores relacionados ao desenvolvimento desta doença.

Quadril com dano na cartilagem Imagem em que podemos verificar presença de dano na cartilagem da cabeça do fêmur (destroyed cartilage), com estreitamento do espaço articular (narrowed joint space) e presença de osteófitos (bone spurs). A partir de fatores de risco, conhecidos ou não, ocorre o surgimento de alterações biomecânicas que levam ao desgaste progressivo e destruição da cartilagem, que seguem gerando estreitamento do espaço articular e formação dos chamados osteófitos (bicos de papagaio). Estima-se que cerca de 10% das pessoas acima de 60 anos apresente esta doença em algum grau, entre os norte-americanos.

Embora seja uma condição mais prevalente entre os idosos, também ocorre em pacientes jovens, onde é comum ocorrência por motivo de causas secundárias. É uma doença com evolução crônica, com piora gradual, podendo levar a limitação funcional importante. Existem algumas doenças comuns que levam à coxartrose como Osteonecrose do Quadril, Displasia do Quadril, Artrite Reumatóide e outras doenças da infância como Legg Calvé Perthes e Epifisiólise.

Sintomas / Diagnóstico

Um sintoma inicial comum é a ocorrência de dor na região da virilha, principalmente associado a atividades que demandam tanto mobilidade quando carga sobre o quadril. Calçar os sapatos, levantar da posição sentado ou agachado, limitação de alguns exercícios (como legpress ou abdução na academia) estão entre alguns movimentos que podem desencadear sintomas relacionados à mobilidade, principalmente.Atividades com impacto como caminhadas mais longas, corridas, uso de escadas, também podem estar associados à sintomas relacionados à carga.  São comuns as dores chamadas protocinéticas: aparece ou piora do início do movimento, melhora com o decorrer exercício, em que também pode ser associado agravamento com esforços prolongados.

Radiografia Normal (A) e quadril com Artrose (B) Radiografia Normal (A) e quadril com Artrose (B). Apesar disso, não são incomuns, entre os pacientes com coxartrose, tanto a ausência de sintomas de dor (principalmente em casos iniciais ou sem gravidade) quanto a ocorrência de dor em locais diferentes do habitual. Os sintomas podem ocorrer tanto em outras regiões do próprio quadril, quanto em outras regiões e articulações do corpo, como em coluna lombar e no joelho. Por esse motivo é sempre importante o diagnóstico complementar com exame físico e de imagem. Embora a ressonância magnética seja um exame que detecta mais precocemente as alterações degenerativas articulares, a radiografia ainda é o exame inicial de escolha para avaliação do paciente com suspeita desta doença. Estreitamento articular, osteófitos entre outros, são sinais comuns encontrados na radiografia.

Artrose do quadril esquerdo com presença de encurtamento importante do membro (imagem: arquivo pessoal) Artrose do quadril esquerdo com presença de encurtamento importante do membro (imagem: arquivo pessoal). Em casos severos ocorre o agravo dos sintomas de dor e limitação funcional, levando à dificuldade importante para caminhar (podendo necessitar de muletas ou cadeira de rodas) e rigidez na mobilidade do quadril, por exemplo. Alterações no comprimento do membro, com encurtamento no lado acometido, também são comuns em casos de maior gravidade. Essa diferença entre os membros chamada de dismetria pode ser vista tanto nos exames de imagem como durante a avaliação física e, não raramente, já era percebido pelo próprio paciente.

Tratamento

O tratamento inicial varia de acordo com a gravidade do quadro apresentado pelo paciente e pode ser realizado de forma não-cirúrgica (conservador) ou ainda através de procedimento cirúrgico. O diagnóstico precoce é essencial visando o manejo com maior brevidade possível desta condição, visando a possibilidade de melhor resposta ao tratamento não-cirúrgico..

O tratamento conservador deve basear-se inicialmente no esclarecimento da doença ao paciente. Há necessidade de adaptação de atividades que sejam menos agressivas à sua articulação. Fisioterapia e outros exercícios físicos e de reabilitação podem ser indicados, priorizando atividades com baixo nível de impacto e que levem a fortalecimento muscular. Algumas medicações como analgésicos/antiinflamatórios podem ser opção para manejo de sintomas álgicos.

Entre as metas do tratamento está tanto o alívio dos sintomas de dor quanto evitar (ou atenuar) a progressão do quadro de destruição articular. O uso oral de condroprotetores (como Colágeno, Glicosamina, Condroitina, entre outros), além da possibilidade de infiltração articular do Ácido Hialurônico são algumas opções que podem ser consideradas em muitos casos considerando essas metas, embora ainda exista alguma discussão na literatura médica sobre seu real benefício. Em alguns pacientes o uso de bengalas ou muletas pode ser indicado, visando evitar sintomas mais importantes e auxílio para deslocamento, principalmente em casos mais limitantes, em que não é indicado tratamento cirúrgico.

Existem diferentes opções de tratamentos cirúrgicos para a coxartrose. Em casos iniciais com sinais de Impacto Fêmuro-Acetabular, por exemplo, pode ser indicado o procedimento de Artroscopia do Quadril, que é um procedimento chamado de “preservador” (por ser pouco invasivo, neste caso realizado por vídeo). Existem ainda opções de cirurgia como as Osteotomias, que, embora não sejam a primeira opção de tratamento para a maioria dos casos, podem ser úteis em casos onde há alguns tipos específicos de deformidades ósseas.

Em casos onde o manejo chamado preservador não seja possível ou onde seja contraindicado, a Prótese (ou Artroplastia) Total do Quadril, pode ser considerada.