ORTOPEDIA GERAL Esporte e Prevenção de Lesões Ortopédicas

Atividades Esportivas A realização de atividades esportivas é uma forma conhecida na prevenção de doenças ortopédicas.

A realização de atividades esportivas está consolidada na literatura como muito benéfica para a saúde dos indivíduos, inclusive sob o ponto de vista osteomuscular. A realização de exercícios específicos e orientados para uma condição de saúde, como a artrose ou tendinite por exemplo, pode ser determinante sobre o tratamento, superior à utilização de qualquer medicação. Uma outra vantagem da sua realização é o ganho de massa óssea que determina uma maior resistência a fraturas, o que é muito importante principalmente em pacientes com predisposição à osteoporose, por exemplo.

O tipo de exercício a ser realizado depende muito da presença ou não de doença ortopédica, como em casos de artrose no joelho ou quadril por exemplo, onde é preferida a realização atividades de baixo impacto em muitos casos.

Embora os exercícios físicos sejam, de modo geral, benéficos para os indivíduos, uma realização inadequada ou excessiva pode determinar o surgimento ou agravamento de uma doença ortopédica. Por este motivo, uma avaliação e o acompanhamento por profissionais de saúde como Educador Físico, Fisioterapeuta, além do próprio médico, entre outros, é essencial visando um melhor aproveitamento desta atividade e melhora da qualidade de vida do paciente.

Além da realização de atividades esportivas é uma forma conhecida na prevenção de doenças ortopédicas, mas não é a única. A obesidade é uma condição que pode ser determinante na ocorrência de doenças como dor na coluna lombar, artrose nos joelhos, além de epicondilites e bursites, entre outras. Por esse motivo a perda de peso em alguns casos deve ser considerada, onde profissionais como nutricionista, entre outros, são importantes.

O tabagismo é um hábito que muitas vezes são de difícil controle pelos pacientes, considerando a dificuldade provocada pelo vício. Apesar disso é importante estimular e orientar a cessar este hábito que pode ser uma fator associado ao surgimento ou agravamento de dores lombares ou no joelho, além de ser motivo comum de insuficiência vascular elevando o risco de amputação, por exemplo, entre outras situações graves relacionadas.

Outro fator importante a ser considerado é a prevenção de acidentes. Tapetes, escadas, entre outros fatores, podem representar risco de queda e fratura em pacientes idosos. Uma avaliação criteriosa sobre o manejo da osteoporose também é importante. Entre as crianças, importante proteção em janelas, uso de protetores como joelheiras ou capacetes durante esportes, além de manter uma supervisão contínua visando evitar situações como atropelamentos, por exemplo. Por fim, é essencial citar a importância do uso da direção defensiva durante a condução de veículos, incluindo medidas como uso de cadeirinhas pelas crianças e utilização de cinto de segurança, outros, considerando mitigar o risco de acidentes de trânsito.