CIRURGIA DO QUADRIL Osteoporose, Trauma e as Fraturas do Quadril

As fraturas no quadril ocorrem muito frequentemente entre os pacientes idosos e são relacionados a fragilidade óssea. Nos pacientes jovem, as fraturas geralmente estão associadas a traumas de alta energia como acidentes automobilísticos. Fraturas por estresse são comuns ao nível do colo do fêmur e muito associadas à realização de atividades de impacto, como corrida, por exemplo.

Osteoporose

Osteoporose Osteoporose. A Osteoporose é uma condição de saúde onde há redução da massa óssea e o indivíduo torna-se mais suscetível a sofrer fraturas. Embora possa ocorrer em pacientes jovens, essa condição é muito mais prevalente entre pacientes com faixa etária mais avançadas e, entre as mulheres, ocorre geralmente de forma mais precoce após a menopausa. Mesmo considerando que este tipo de condição possa representar um risco importante aos pacientes, nem sempre uma prevenção adequada com investigação e manejo é realizada de forma adequada.

Traumas e Fraturas do Quadril

Entre as fraturas ocorridas entre os idosos, as que acometem o quadril são consideradas graves, representando boa parte dos casos com indicação de urgência por motivo ortopédico. Um local comum de acometimento e que representa maiores riscos, inclusive de vida ao paciente, é no fêmur em sua região próxima ao acetábulo. O mecanismo de trauma mais comum entre os idosos é a queda em casa, motivo pelo qual a prevenção de quedas é muito importante. Fraturas do colo do fêmur e transtrocanteriana são as mais comuns que demandam necessidade de cirurgia com brevidade.

À exceção de algumas fraturas desviadas e que podem acometer o acetábulo, por exemplo, também são comuns entre esses pacientes fraturas na bacia sem desvio onde o tratamento conservador (sem necessidade de cirurgia) pode ser indicado com menor risco de vida ao indivíduo. Nos pacientes idosos é comum outras doenças preexistentes e uma revisão clínica é recomendada, principalmente quando há indicação de tratamento cirúrgico.

Mecanismo de trauma de alta energia podem levar a fraturas do quadril em indivíduos de qualquer faixa etária, inclusive jovens e com massa óssea adequada. Na bacia algumas lesões como a fraturas da pelve ou acometendo a sínfise púbica são injúrias com potencial gravidade que podem levar à morte e um atendimento coordenado na emergência é essencial. Nas fraturas do acetábulo, que é a cavidade onde a bacia articula-se com o fêmur, embora muitas fraturas mais graves possam gerar risco de vida assim como as da pelve, muitas vezes a preocupação gira em torno do dano articular que ela pode representar e risco de artrose associado. Mecanismos de trauma comuns dessas fraturas da bacia são acidentes de trânsito ou quedas de grandes alturas, por exemplo, e o tratamento cirúrgico necessário pode ser complexo. Luxação do quadril (ou deslocamento) entre o fêmur e o acetábulo também são lesões raras e relacionadas a traumatismos de alta energia.

Acidentes de trânsito e outros considerados de alta energia também podem levar a fraturas do fêmur em sua região próxima à articulação do quadril. O marco anatômico dos trocanteres é uma referência onde fraturas ao seu nível são chamadas de transtrocanterianas e, abaixo dele, subtrocanteriana, as quais podem ter diferentes formas de tratamento cirúrgico, geralmente, em que raramente ó manejo conservador é indicado. Também ao acometer a região do colo, que fica mais próximo à articulação do quadril, o tratamento cirúrgico é geralmente indicado, em que, neste caso, deve ser realizado com brevidade devido à redução do aporte sanguíneo ocorrido e que pode levar posteriormente à uma necrose óssea avascular.

Fraturas por estresse Fraturas por estresse. O colo do fêmur também é um local relativamente comum de fraturas por estresse do quadril. A avulsão óssea, ou seja, o destacamento de uma parte do osso também pode ocorrer relacionado ao estresse físico. Atividades de impacto como corrida, geralmente realizadas de forma inadequada e sem acompanhamento profissional, com início súbito de alta intensidade ou com falta de reforço muscular associado são alguns dos fatores de risco para o desenvolvimento desta condição. No colo do fêmur geralmente é uma fratura sem desvio e incompleta em que pode haver o há o risco de desvio, principalmente relacionado da localização específica da fratura ou da falta do diagnóstico e manejo adequados. A realização de ressonância magnética pode ser importante para fazer o diagnóstico.Embora os casos desviados demandem necessidade de cirurgia, em boa parte dos casos de modo geral o tratamento conservador pode ser realizado.