CIRURGIA DO QUADRILPrótese Total de Quadril

Prótese Total de Quadril Exemplo de planejamento Cirúrgico pela ferramenta Peekmed com estimativa dos implantes para artroplastia total do quadril direito, já com a correção do comprimento e offset do membro.
A técnica da artroplastia total do quadril é um procedimento capaz de levar a melhora não apenas da dor e da mobilidade articular, mas também da qualidade de vida, em pacientes com doença articular avançada desta articulação. Através tanto do aprimoramento da técnica cirúrgica quanto da disponibilidade de implantes ortopédicos de melhor qualidade, além, é claro de uma avaliação criteriosa do paciente, esse procedimento tem se tornado cada vez mais seguro e eficiente para o paciente. O retorno às atividades habituais também tem ocorrido cada vez mais precocemente, através de um plano adequado de reabilitação.

Sobre o Procedimento

Dr. John Chanrley, precursor da técnica moderna da cirurgia de prótese total do quadril Dr. John Chanrley, precursor da técnica moderna da cirurgia de prótese total do quadril. A prótese, ou Artroplastia, do quadril, é uma técnica cirúrgica onde há a substituição da articulação danificada por implantes ortopédicos, permitindo ao paciente, na maioria dos casos, uma melhora significativa tanto dos sintomas, quanto de sua qualidade de vida. A técnica moderna foi desenvolvida pelo médico inglês Dr. John Chanrley na década de 60, a qual vem sendo aprimorada desde então. Desenvolvimento de diferentes tipos de implantes, abordagens cirúrgicas, e cuidados estão entre as melhorias realizada desde esta época, que tem reduzido progressivamente os riscos de complicações pós operatórias.

Antes: Artrose do quadril. Depois: Prótese total do quadril Antes: Artrose do quadril.
Depois: Prótese total do quadril (imagem: central-health.com)
Os bons resultados deste procedimento o levaram a ser conhecido como a cirurgia do século. Atualmente é estimado que, somente nos Estados Unidos, ocorram cerca de 300 mil procedimentos de Artroplastia Total do Quadril por ano. Pode ser indicada por casos como condições como Artrose do quadril, a Osteonecrose da cabeça do fêmur ou por algumas Fraturas do Quadril, como as que acometem o colo do fêmur ou superfície acetabular, por exemplo.

Considerações Gerais

Apesar dos bons resultados, existem riscos estimados de complicações ou situações indesejáveis relacionadas ao procedimento, estimados na literatura atual em cerca de 5%, que podem estar relacionados à cirurgia em si, ou à situação clínica do paciente. Uma avaliação clínica criteriosa, considerando as eventuais doenças prévias ou associadas do paciente, deve ser realizada, principalmente em pacientes com histórico de doenças sistêmicas prévias. Com relação ao risco cirúrgico, a realização de uma análise criteriosa de cada caso pelo ortopedista é indicada, considerando desde seu histórico detalhado, exame clínico e de imagens, que permitem minimizar o risco de complicações e que permitam uma maior segurança durante a realização do procedimento.

Exemplo de planejamento Cirúrgico pela ferramenta Peekmed Exemplo de planejamento Cirúrgico pela ferramenta Peekmed com estimativa dos implantes para artroplastia total do quadril direito, já com a correção do comprimento e offset do membro. No quadril esquerdo (normal) foi utilizado como "gabarito" para confirmar o planejamento. A realização de exames de imagem específicos pode permitir um planejamento cirúrgico detalhado, com avaliação de deformidades ósseas, comprimento do membro e estimativa do uso de implantes, por exemplo, já antes da realização do procedimento. Atualmente existem evidências científicas suportando que o risco cirúrgico pode ser reduzido significativamente através do planejamento pelas imagens pré-operatórias, onde situações como luxação (deslocamento da prótese), dismetria (alteração do comprimento do membro) e ainda desgaste precoce de implantes, por exemplo, poderiam ser evitadas ou atenuadas. A Sociedade Brasileira de Cirurgia de Quadril (SBQ) fornece atualmente a seus membros uma ferramenta digital (Peekmed®) que permite um planejamento preciso e detalhado para o procedimento de Artroplastia Total do Quadril.

As orientações após o procedimento podem variar de acordo com a gravidade e as especificações e particularidades de cada caso. A recomendação geral é estimular o paciente a manter-se ativo, o mais breve possível, onde há possibilidade de tentar permanecer em pé assim que estiver recuperado da anestesia. Também deve ser estimulado à caminhar, mesmo que, incialmente necessite de auxílio de muletas ou andador, geralmente acompanhado por fisioterapeuta, pelo próprio cirurgião ou por outro profissional de saúde, nos seus primeiros passos, ainda durante a internação médica. Embora priorize-se alta breve, a liberação dos pacientes é realizada de acordo com pré-requisitos médicos ou particularidades de cada caso, sempre priorizando sua segurança e visando evitar necessidade de reinternações futuras.

Reabilitação é muito importante Reabilitação é muito importante (imagem: thirdage.com).

Tanto durante a hospitalização, quanto na alta, atividades de reabilitação e fisioterapia são atividades tão importantes quanto o procedimento em si, e a sua realização também interfere no resultado do procedimento. Por esse motivo, é importante o compartilhamento de informações e discussão de dúvidas com o ortopedista e demais profissionais de saúde envolvidos, visando sempre uma recuperação adequada, segura e breve ao paciente. Existem ainda alguns cuidados e recomendações iniciais específicas, como posições com potencial de risco e cuidados com ferimento, que podem diminuir ainda mais eventuais complicações.

Em meus pacientes sigo protocolo específico de reabilitação, através de documento por escrito, considerando as particularidades de cada caso sempre, tendo como meta a reabilitação precoce e melhora da qualidade de vida de cada paciente. Além disso, a segurança é fator muito relevante na realização deste procedimento, onde tanto a avaliação clínica quanto o planejamento cirúrgico (realizado via digital) e a técnica cirúrgica de cada caso são essenciais para obtenção do melhor resultado para o paciente.

Técnicas e Implantes

Desenho esquemático de uma prótese de quadril Desenho esquemático de uma prótese de quadril. Existem diferentes tipos de técnicas e implantes disponíveis hoje para a realização deste procedimento, cada um com sua particularidade e que pode ser empregado em diferentes casos. Podemos dividir em lado acetabular (onde cúpula e inserto acetabular podem ser fixados) e lado femoral (com fixação da haste e colocação da cabeça femoral), que articulam entre si na superfície articular. As abordagens cirúrgicas também podem variar, onde cada uma tem suas vantagens e desvantagens, e a experiência de cada cirurgião também deve ser considerada durante a escolha.

Imagem pós-operatória de artroplastia total do quadril Imagem pós-operatória de artroplastia total do quadril não-cimentada. Resultado procedimento com parâmetros de comprimento dos membros inferiores e offset restaurados. Artroplastia Total do Quadril Artroplastia Total do Quadril - híbrida, com componente acetabular não-cimentado e haste cimentada, em paciente idosa realizada em quadril esquerdo. Verificada ainda presença de artrose com perda de espaço articular em quadril direito. (imagem arquivo pessoal).

A técnica cirúrgica pode ser realizada através do uso do cimento ortopédico (Artroplastias Cimentadas) ou por meios priorizando uso de implantes porosos sem seu uso, ou Artroplastia Não-cimentada, considerando o contato ósseo com acetábulo ou fêmur. Há ainda a artroplastia híbrida, onde apenas um lado (geralmente o femoral), utiliza o cimento. Embora a utilização de cimentação femoral tenha bons resultados na literatura, a técnica não-cimentada evoluiu muito e atualmente é a mais realizada nos Estados Unidos. No lado acetabular têm-se preferido o uso de implantes não-cimentados na maioria dos casos. No lado femoral, estudos apontam uso de cimento especialmente em casos de osteoporose associada em pacientes idosos (risco de fratura). É comum utilização de implantes como Titânio revestido com superfície porosa (implantes não cimentados) e cromo-cobalto (hastes cimentadas e cabeça femoral).

Exemplos de superfície articular Exemplos de superfície articular: cabeça de metal com polietileto e cerâmica em ambos os lados da superfície. Na superfície articular temos o componente acetabular (chamado inserto ou insert) e a cabeça femoral. O inserto pode ser de cerâmica, polietileno (convencional ou crosslinked) e, embora de rara utilização, metálico. O polietileno é uma superfície plástica resistente, que, ao passar por processo de industrialização específica, torna-se mais duro e resistente ao desgaste. Ao passar por um processo especial de desenvolvimento o polietileno é chamado de “crosslinked”, o que agrega ainda mais dureza, resistência ao componente, aumentando portanto a longevidade do procedimento.

A cerâmica também é uma superfície resistente e pode ser utilizada tanto na cabeça femoral quanto no inserto acetabular, embora tenha suas peculiaridades. Embora tenham maior histórico de utilização, na maioria das vezes, existem opções tanto importadas quanto nacionais de todos os tipos de implantes.

Por fim, múltiplas são as possibilidades de técnica cirúrgica e de utilização dos implantes. Primeiramente deve ser respeitada a particularidade de cada caso, onde uma técnica ou implante, pode ser priorizada pelo médico. A disponibilidade dos implantes, com fatores relacionados à planos de saúde e custo relativo, também deve ser considerada. Atualmente minha preferência em boa parte dos casos é pela técnica da Artroplastia Não-cimentada, onde geralmente a opção pela cimentação é em pacientes mais idosos ou por questões de disponibilidade. Na superfície articular priorizo sempre utilização de implantes que levem à maior longevidade e menor risco de necessidade de reoperação futura.

Acredito que, além de uma técnica precisa e segura, todas as atitudes possíveis devam ser tomadas visando tornar a experiência do procedimento da prótese total do quadril o mais agradável para o paciente.