CIRURGIA DO QUADRIL Impacto do Quadril, Lesão do Labrum e Artroscopia

Artrose de Quadril A síndrome chamada de Impacto femuro-acetabular ocorre decorrente do atrito entre uma assimetria óssea que pode ocorrer no fêmur, no acetábulo ou em ambos os locais (mista). O Labrum é uma estrutura importante no quadril e este fenômeno de impacto pode resultar em lesão desta estrutura. Existem outras formas de impacto entre outras estruturas ou resultantes de atividades esportivas no quadril que, embora sejam menos frequentes, devem ser sempre consideradas durante a avaliação. A pubeíte é um exemplo de lesão altamente comum em atletas. O procedimento de Artroscopia do quadril é um procedimento chamado de preservador onde lesões do quadril, entre eles o impacto femuro-acetabular, podem ser tratados através de cirurgia assistida por vídeo e com incisões mínimas.

Impacto do Quadril

Ressonância magnética Dr. Reinhold Ganz ao lado do reconhecido Dr. Thomas Byrd, um dos pioneiros na realização e desenvolvimento da realização de artroscopia do quadril. Na reconhecida escola de Berna na Suíça, o médico alemão Dr. Reinhold Ganz foi o responsável por refinar o conceito do Impacto Femuroacetabular, o qual já havia estudos onde era relacionado à risco para artrose do quadril. Essa condição seria resultado de um toque repetitivo entre o fêmur proximal e a borda do acetábulo no fim do movimento (principalmente durante a flexão do quadril). As causas são incertas, podendo estar relacionadas à algumas doenças da infância ou predisposição genética.

Ressonância magnética Impacto Femuroacetabular: deformidade tipo PINCER, CAM ou combinadas entre as duas. Quando acomete o fêmur, é chamado de deformidade tipo CAM (ou CAME) ou em cabo de pistola, e apresenta uma perda da esfericidade, ou seja, de parte de seu formato circular, na região da transição entre a cabeça e o colo do fêmur. Já no acetábulo, pode ocorrer um aumento da cobertura do acetábulo sobre o fêmur, sendo chamado então de deformidade do tipo PINCER, em que são comuns lesões acometendo a estrutura chamada Labrum. É relativamente comum, como motivo de impacto Femuroacetabular, um tipo combinado, onde há coexistência entre as deformidades CAM e PINCER.

Estas deformidades não são tão infrequentes nos indivíduos de modo geral e nem sempre geram impacto ou doenças. Dor associada aos exercícios físicos ou ao permanecer longos períodos sentados, na região da virilha, são situações comuns em pacientes com sintomas. Estudos mostram uma predisposição à artrose no quadril principalmente em casos com deformidades mais acentuadas poderiam ser mais relacionados à sua ocorrência. Não há uma evidência definitiva sobre a indicação de cirúrgica como prevenção para Artrose, mas alguns estudos recentes indicam uma possível associação. A indicação de tratamento cirúrgico é feita principalmente em pacientes sintomáticos com persistência dos sintomas mesmo com a realização de medidas conservadoras como a fisioterapia, onde muitas vezes a opção é pelo procedimento artroscópico.

Lesão do Labrum

O Labrum ou Lábio Acetabular é uma estrutura importante na articulação do quadril inserido na borda do acetábulo. Nesta articulação cumpre função importante no amortecimento de impactos, lubrificação, distribuição adequada de carga de peso sobre a região, além de melhora da estabilidade, entre outras. Entre os mecanismos comuns de levar lesão ao Labrum estão o Impacto Femuroacetabular, a Displasia do quadril e situações relacionadas ao esporte entre atletas (como corredores, tenistas, por exemplo). Assim como o impacto do quadril pode ser necessária a indicação de procedimento cirúrgico para melhora dos sintomas, principalmente em pacientes sem melhoras com as medidas conservadores. Existem ainda outros tipos de impactos menos frequentes como o posterior (que também pode estar relacionado à lesão do Labrum) e o Isquifemoral, entre outros, mas que devemos sempre considerar durante a avaliação do paciente com dores no quadril.

Lesão do Labrum Lesão do Labrum.

Artroscopia

Os meios preferenciais de tratamento das lesões do Impacto Femuroacetabular e do labrum são por procedimentos chamados “preservadores”, onde a prioridade é manter e preservar a articulação natural do paciente. A cirurgia de Artroscopia é um dos meios para realizar este tipo de procedimento, onde o tratamento da doença é realizado através de pequenos orifícios feitos no quadril com assistência de câmera de vídeo. O médico americano Dr. Thomas Byrd foi um dos pioneiros da técnica moderna de Artroscopia, a qual tem sido cada vez mais realizada, com resultados cada vez mais consistentes na literatura. Outras opções como osteotomias também fazem parte das opções de tratamento cirúrgico e são reservadas para alguns casos específicos.

Artroscopia Artroscopia.