CIRURGIA DO QUADRIL Bursites e Lesões Extra-articulares do Quadril

Existem algumas doenças que podem levar à sintomas na região do quadril e que não necessariamente estão relacionadas à dano articular. A chamada Bursite do Quadril é uma condição comum em que ocorre um processo inflamatório na região lateral do quadril. Quando apresentam dores mais frontais ao nível do púbis, uma condição chamada de publagia pode ocorrer. Dores em região posterior do quadril tem tanto dores com origem na coluna lombar ou a chamada Dor Glútea Profunda como possibilidades diagnósticas.

Bursites do Quadril

Bursite do Quadril Bursite do Quadril. A Bursite do Quadril é resultante de um processo inflamatório que geralmente acomete as Bursas na região lateral do quadril e do trato iliotibial. Nesta região lateral, os sintomas muitas vezes também estão relacionados ou associados ao acometimento dos tendões dos músculos Glúteos Médio e Mínimo e também é conhecida como Síndrome Dolorosa do Grande Trocanter. É uma condição muito associada à falta ou realização inadequada de exercícios físicos e, embora possa haver indicação de tratamento cirúrgico em raras situações, geralmente o tratamento conservador com medidas de reabilitação e outros cuidados apresenta bons resultados. Existem algumas outras bursites mais raras que podem ocorrer na região do quadril, como localizada no iliopsoas e isquiotibiais, em que o tratamento baseado em atividades de reabilitação também é indicado na maioria das vezes.

Pubalgia

Pubalgia Pubalgia. A Pubalgia é uma condição que leva a dor na região do púbis, podendo ainda ocorrer irradiação para a região da virilha e ao nível inferior do abdomem. É muito relacionada à atividades esportivas, especialmente atletas profissionais. Muito comum relacionada ao futebol pelo uso repetitivo dos músculos adutores que tem sua inserção no púbis. O diagnóstico geralmente pode ser realizado através de exames de imagem como a ressonância magnética e, embora existam opções de manejo cirúrgico, o tratamento conservador é indicado na maioria dos casos. Devemos descartar a ocorrência de Hérnia Inguinal, que é uma condição que também pode levar a sintomas nesta região.

Ressalto Interno / Externo do Quadril

Ressalto Interno Ressalto Interno associado ao músculo iliopsoas durante movimento do quadril. Muitas vezes a queixa do paciente pode ser um estalido no quadril, em que o diagnóstico pode ser o de Ressalto do Quadril. Quando ele ocorre mais ao nível da virilha e próximo à articulação chamamos de Ressalto Interno e decorre de um atrito do ilipsoas durante o movimento do quadril. Ser audível é uma característica deste tipo, em que até 10% das pessoas poderiam senti-lo, e que não necessariamente representa uma doença. Nos casos associados à dor, muitas vezes diferenciar de uma condição articular pode ser difícil e devemos sempre priorizar o tratamento conservador.

Ressalto Interno Ressalto Externo do quadril ocorre durante movimento com atrito da banda ileotibial sobre a região do grande trocanter do fêmur. Quando o paciente sente o estalido na região lateral do quadril, em que pode ser visível durante o movimento, pode estar acometido do chamado Ressalto Externo. Corrida em superfície inclinada, histórico de trauma e alguns casos de pacientes que realizaram prótese do quadril em que a região do trocanter lateral esteja mais proeminente são alguns fatores que podem causar esta condição. Ocorre durante o movimento da Banda Ileo tibial durante movimento que passa sobre a região do grande trocanter do fêmur. O tratamento é voltado para o controle da causa do problema, em que, no caso de persistência dos sintomas durante um tratamento conservador, existem possibilidades de tratamento cirúrgico.

Dor Glútea Profunda

Anatomia da região posterior do quadril Anatomia da região posterior do quadril. Dores podem estar associadas à região do piriforme ou da tuberosidade do Ísquio. A síndrome chamada Dor Glútea Profunda trata da queixa de dores na região da nádega e pode estar associada a acometimento do músculo piriforme no local onde cruza o nervo ciático, onde pode ocorrer compressão nervosa e sintomas neurológicos no local – chamada então de Síndrome do Piriforme. Alterações associadas à região da tuberosidade isquiática também podem levar à dor nesta região, como tendinopatia dos músculos isquiotibiais, impacto isquifemoral e compressão neurológica do nervo pudendo, por exemplo. O tratamento varia de acordo com a origem da doença, em que um exame físico completo é importante, especialmente nestes casos, onde dores irradiadas da coluna lombar são motivos comuns de sintomas nesta região.

Dores irradiadas ou atípicas podem sempre ser um fator de confusão durante a avaliação do paciente com doença do quadril, por esse motivo uma avaliação completa é importante visando considerar um diagnóstico diferencial. Um compressão ou hérnia da coluna lombossacra pode levar somente à sintomas em região posterior do quadril. Na presença de dores ao nível da articulação sacro-ilíaca (transição entre coluna e bacia) o diagnóstico de Espondilite Anquilosante, que é uma doença auto-imune, por exemplo, deve sempre ser considerada. Doenças abdominais ou neurológicas podem levar a alterações na bacia ou quadril, onde uma avaliação complementar pode ser necessária, tendo sempre como prioridade uma avaliação integral, com diagnóstico preciso e de qualidade dos pacientes.